quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pitacos sobre o diploma (1): O argumento meio bobo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deveria votar sobre a obrigatoriedade ou não do diploma para o exercício da prática jornalística. No momento em que escrevo, já passa das 18h e não dá pra saber se a conclusão dos votos se dará hoje.

Há algum tempo, na Futebol Alternativo Off-Topics, meu fórum de discussão favorito, discutimos sobre o assunto. Naquela ocasião eu expûs o que penso sobre o assunto em alguns posts. Como a minha opinião não mudou muito, lanço essa pequena série de posts sobre o assunto.

A seguir, ipsis litteris, um argumento meio bobo, entrando de sola mesmo em quem pensava o oposto:

Gostaria que o pessoal que acha que não é necessário embasamento teórico para a prática do jonalismo escrevesse neste momento uma lauda para TV de até 40 segundos, outra para rádio em no máximo seis parágrafos e uma matéria de até 1500 toques sobre o assunto a escolher. Quero também que sugiram legendas para foto em até 67 caracteres. Acho necessário mencionar que quero uma relação com todas as fontes possíveis para que eu possa redigir a matéria também, desde a assessoria de imprensa do assunto em questão até o seu Firmino do bar da esquina que possa ter visto algo.

Ah, em duas horas.

Prometo que assim que tiver tudo isso em mãos, começo a me dedicar a autodidática na extração de pré-molares*.

*usei o argumento de dentes pré-molares pois era comparado o ofício dum jornalista a dum dentista.

Nenhum comentário: