segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A queda do conservadorismo sensato

Post de Cláudia Antunes no blog Folha na Sucessão de Bush, Cláudia Antunes destaca artigo de David Brooks onde ele fala de uma guerra de classes representada simbolicamente pela figura de Sarah Palin. O articulista mostra como hoje o eleitor médio republicano parece não apenas abominar a figura mais liberal, mas sim toda e qualquer pessoa educada. "A nação está dividida entre os vários 'João Ninguém' no interior e os super-sofisticados, super-educados, super-secularizados cidadãos dos litorais".

O pensamento mais simbólico está no final do texto:

"Ela [Palin] está em outro ponto da mudança de personalidade republicana. Antigamente os conservadores admiraram Churchill e Lincoln sobretudo - homens de histórias totalmente diferentes que se prepararam para a liderança através de leitura constante, conhecimento histórico e pensamento sofisticado. Agora esses atributos caem na vala comum.

E então, politicamente, o Partido Republicano está apertado em ambos os lados. Ele perde a classe trabalhadora pelos pecados da omissão - porque não desenvolveu políticas para controlar a ansiedade econômica. E também perdeu a classe educada dizendo a esses membros para irem embora".

Nenhum comentário: