terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O primeiro presidente americano do século 21

Olá, leitor. Sim, eu acho que esse blog só deve ter um único leitor por isso estou te saudando. Se você se prestar a comentar, eu posso te saudar pelo nome da próxima vez.

Os Estados Unidos a partir de hoje devem passar por alguma mudança. Afinal de contas, pelas vezes que eu ouvi e li a expressão "change has come to America", alguma coisa tem que mudar. Barack Hussein Obama assume com doses cavalares de esperança, popularidade e mídia sobre ele. Nunca antes na história daquele país houve tamanha cobertura, oferta de imagens e discursos de efeito.

Obama chega como a novidade e com o prestígio instantâneo de milhões. O discurso de Berlin na campanha eleitoral é prova de sua presença como pop-star e de como é capaz de monopolizar os ouvidos dos jovens enquanto fala. Isso certamente faltou a George Walker Bush.

Neste fim de mandato, o (ainda) presidente texano parece absolutamente jogado ao léu. Certamente ele arranjará algum emprego em alguma empresa de consultoria que lhe renda um gordo salário como é comum a ex-chefes de governo conforme constata um artigo do Le Monde Diplomatique deste mês.

W. Bush será transformado instantaneamente em passado enquanto o novo presidente movido a Blackberry assume o poder. Obama enfim é o primeiro presidente americano do século 21. Essa afirmação soa incorreta quando pesquisamos na Wikipédia e descobrimos que o filho da Barbara assumiu o poder em 20/1/2001, portanto vinte dias dentro do novo século.

Mas ele foi eleito ainda em 2000 e representa ainda o último suspiro do século que passou. Esteve lado a lado com Tony Blair, ainda um resquício dos anos 90, em muitas questões, reprisou um confronto que seu pai havia iniciado e voltou os olhos para o Afeganistão que não tinha a atenção do mundo desde os anos 80.

Não devemos nos enganar e pensar que tudo ficará bem e que Obama mudará tudo, mas ao menos mais um simbolismo cai e é hora de olhar pra frente.

3 comentários:

Unknown disse...

E lá se vai nosso "querido" Bush!

Já vai tarde!

Estou acompanhando a posse do Obama...vamos ver no que vai dar, né?!

Besitos

Unknown disse...

Bush já vai tarde...Go go Obama, and may the change changes!

Unknown disse...

Dá próxima vez dê me as honras pelo meu nome.

Sempre um prazer.

Òtimo post. Grande amigo metido a besta de barba!

Abraços.

Sr. Douglas Martins