quinta-feira, 5 de junho de 2008

Arthur Ashe

Ashe foi o primeiro afro-americano a vencer um dos torneios do Grand Slam (os 4 campeonatos mais importantes do mundo do tênis) em Flusing Meadows em 1968. Além disso ele também venceria Wimbledom e o Aberto da Austrália. Em 1988, devido a uma transfusão de sangue numa cirurgia de coração, Ashe foi infectado pela SIDA. Em 1992 ele decidiu tornar sua doença pública e fez vários esforços para a compreensão da doença e fundou a Arthur Ashe Institute for Urban Health, que fiscalizaria as condições de saúde pública nos Estados Unidos. Ele viria a falecer em 1993.

Quando Ashe tornou sua condição pública, milhares de cartas de apoio endereçadas a ele surgiram. Uma em particular fazia a seguinte pergunta: "Por que Deus escolheu justo você pra uma doença tão maligna?" E ele responde:

"No mundo todo mais de 50 milhões de crianças começam a jogar tênis, 5 milhões aprendem, 500 mil aprendem em nível profissional, 50 mil se tornam profissionais, 5 mil entram nos Grand Slams, 50 alcançam Wimbledon, 4 são semi-finalistas, 2 são finalistas. Quando eu estava segurando uma taça, nunca perguntei a Deus 'Por que eu?' E hoje em minha dor, eu não devo perguntar a Deus 'Por que eu?'"

Nenhum comentário: