terça-feira, 6 de maio de 2008

MP3, MP4, MP5, MP6...

Se você não me conhece e um dia vier a fazê-lo perceberá que eu sou chato. Muito chato. E se tem uma coisa que me irrita muito ultimamente é ouvir ou ler que fulano colocou um vídeo no MP4, ou que estão vendendo um MP5 em promoção num site qualquer. Acabo de consultar a mãe dos burros e descubro existir até um tal de MP6.

Isso aí é invencionice de chinês pra vender aparelhinho.

Pra começar, o que existe na verdade são os formatos de arquivo MP3, que é uma sigla de MPEG-1/2 Audio Layer 3. Esse tipo de arquivo é um formato de compressão de áudio que se tornou bastante popular e que tem no iPod e semelhantes como tocadores de MP3, que em inglês são os MP3 Players. O MP4 por sua vez é um formato de arquivos de vídeo e algumas outras empresas passaram a referir seus tocadores de mídia como MP4 Players para dar uma sensação de evolução em relação aos aparelhos anteriores que só reproduziam áudio.

O problema é que depois disso virou palhaçada.

O MP5 é um tocador de mídia com uma câmera incorporada. Antes da existência desse aparelho eu achava que MP5 era só um rifle. O tal do MP6 é um tocador de mídia com câmera e celular. Meus amiguinhos, se formos nessa toada um celular moderno que contenha reprodução de mídia, câmera, acesso a internet, bluetooth, jogos, despertador, calculadora, GPS e outras traquitanas nós teremos então um MP12, um MP15?

O ponto desse post na verdade não é nem discutir a tecnologia. O que vemos aqui na verdade é a promoção da ignorância sob determinado assunto (no caso, os formatos de mídia que são confundidos com os próprios aparelhos tocadores) em detrimento de uma melhor compreensão. Muitas vezes prefere-se confundir o consumidor em troca de uma compreensão mais fácil. Uma compreensão made in Taiwan. E o comprador engole sem reclamar.

Eu falei que sou um chato.

Nenhum comentário: